DISCUSSÃO SOBRE ABORDAGEM DO INFORMATIVO 09

Perguntas referentes ao regulamento ou funcionamento das competições
Pedro Muniz
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DISCUSSÃO SOBRE ABORDAGEM DO INFORMATIVO 09

Mensagem por Pedro Muniz » Qua Fev 05, 2020 9:19 pm

Boa noite,

Gostaria de sanar uma dúvida que surgiu em cima da resposta sobre a explicação do Informativo 9. TÓPICO INFORMATIVO 09

Realmente, como colocado na resposta, a questão de “uma simples recolocação aplicada entre as equipes finalistas” diminui a questão da distorção injusta, já que novos pontos não são inseridos.

A dúvida surge em cima do item C4.13.12.2 do RATBSB, que cita “As novas pontuações serão limitadas pelo máximo e mínimo dentre aquelas obtidas pelas equipes classificadas. A menor pontuação obtida pela pior equipe a ir à final será o limite inferior e a pontuação obtida pela melhor equipe a ir à final será o limite superior.”

Caso as universidades com duas equipes fiquem com ambas entre os cinco primeiros, a posição do segundo carro de cada universidade será mantida? Para elucidar a questão está um caso hipotético abaixo:

Supondo que as universidades com duas equipes sejam X e Y, possuindo as equipes: da primeira universidade Equipe X1 e Equipe X2, e da segunda universidade, Equipe Y1 e Equipe Y2.

Imagem

Com essa situação hipotética, as equipes A, B e C ultrapassariam os carros da Equipe X2 e da Equipe Y2, o que na nossa visão fere e muito a isonomia comentada na resposta da outra questão, já que como citado “o acesso” a estas equipes não foi permitido, o que apesar de não interferir na sua pontuação, gerou uma impossibilidade de aumentar a mesma nas finais em comparação às outras.

Outra questão gerada é: haverá algum critério de pontuação dos juízes nas finais a ser seguido? Na competição Nacional 2019 houve diferentes critérios dentre os temas ( na prova de Powertrain os juízes acordaram que o melhor finalista ficaria com 10 e o pior com 0, e o resto dos pontos seriam distribuídos entre eles, o que não aconteceu com os outros temas).

Acredito que tal decisão (Informativo 9) deve levar em consideração todos esses outros tópicos, já que, para não afetar a isonomia da competição como comentado, outros aspectos também devem ser alterados, estes que não foram informados que acontecerão.

Atenciosamente,

Pedro Muniz.

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Re: DISCUSSÃO SOBRE ABORDAGEM DO INFORMATIVO 09

Mensagem por Roberto » Qui Fev 13, 2020 12:29 pm

Olá Pedro, obrigado pelo contato.

Obrigado também por ter feito esta simulação de pontuação. Isto gerou um pouco mais de trabalho para a nossa organização, a fim de compreender melhor as possibilidades e suas probabilidades associadas, o que foi bom para nos tranquilizar de maneira quantitativa sobre os rumos desta modificação. Agora compreendemos com mais clareza que as aleatoriedades inerentes desta prova prevalecem até sobre esta alteração proposta.
Pedro Muniz escreveu:
Qua Fev 05, 2020 9:19 pm
Caso as universidades com duas equipes fiquem com ambas entre os cinco primeiros, a posição do segundo carro de cada universidade será mantida?
Todas as equipes que não participam das finais de projeto possuem suas pontuações congeladas e isto se aplica também ao segundo carro de cada universidade. Portanto, não haverá manutenção artificial da posição destes carros.
Pedro Muniz escreveu:
Qua Fev 05, 2020 9:19 pm
Outra questão gerada é: haverá algum critério de pontuação dos juízes nas finais a ser seguido?
Sim. Percebemos que aconteceu este equívoco e na época já foi documentado como lição aprendida.
Critérios, range e discretização de notas serão alinhadas com os juízes, pelo subcomitê de projeto.

Atenciosamente,

Comitê Baja SAE BRASIL

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