Proposta de alteração - Adaptações protótipo 4x4

O presente sub fórum deve ser utilizado para que o Comitê Baja SAE BRASIL receba propostas de alteração do Regulamentos Baja SAE BRASIL. Tais propostas podem incluir mas não se limitar a: correção de erros ou discrepâncias no atual regulamento, sugestão de melhorias em textos, avaliações ou procedimentos, etc.
gustavo.okada
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Proposta de alteração - Adaptações protótipo 4x4

Mensagem por gustavo.okada » Qua Abr 27, 2022 11:13 am

Boa tarde,

Meu nome é Gustavo Okada, sou da Equipe FEI Baja, e gostaria de direcionar essa mensagem aos comitês das 4 competições Baja Brasil (Nacional e Regionais), mas deixar em aberto para sugestões de juízes, assessores e membros das equipes.
Já é de conhecimento da maioria da nova regra da SAE International dos Bajas 4x4. Eles adiaram a obrigatoriedade desse tipo de trem de força e, até o momento, a obrigatoriedade está para competições a partir de 2023.
Acredito que um dos principais motivadores de um bom desempenho na competição Baja SAE Brasil é a oportunidade de participar das competições da SAE International nos EUA, contudo, apenas equipes que possuírem Bajas 4x4 poderão desfrutar dessa possibilidade a partir do ano que vem. Da mesma forma, sabemos das complexidades do projeto Baja, e a impossibilidade de aplicar um mesmo veículo nessas duas competições (Nacional e Mundial) criaria uma necessidade de dispender tempo/dinheiro em dois projetos diferentes, que em nossa visão, prejudicaria um grande número de equipes brasileiras.
Após a classificação de nossa equipe para a etapa mundial 2023, entendemos que precisamos ter esse Baja 4x4 até o primeiro quadrimestre do ano que vem. Nós, como equipe, gostaríamos de ter a oportunidade de competir ou na etapa Regional 2022 ou na etapa Nacional 2023 com um veículo 4x4, porém, obviamente, precisaríamos dessa nova versão do RATBSB previamente à competição (seja qual for).
A ideia dessa mensagem é justamente questionar se, a SAE tem alguma previsão de quando pretende adicionar as seções desse novo tipo de trem de força no RATBSB. Sabemos claramente que o RATBSB não é uma cópia do Collegiate Design Series Baja SAE Rules, onde a maioria das diferenças focam em questões de segurança (ângulo do FAB, travamentos do assoalho, contraventamentos dianteiro/traseiro, etc.).
Contudo, caso seja necessário, nós da Equipe FEI Baja ficamos à disposição do comitê para auxiliar em alguma demanda dessa atualização da regra, caso possamos ajudar.

Atenciosamente,

Gustavo Okada.

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