Sistema de reabastecimento

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Vinícius Larsen
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Sistema de reabastecimento

Mensagem por Vinícius Larsen » Seg Ago 26, 2019 10:05 am

Bom dia, minha equipe está com problemas para a aquisição do sistema de abastecimento indicado e usado pelas demais equipes por conta do seu valor. Mas em contra partida queremos apresentar um sistema alternativo desenvolvido pela equipe. Que consiste em um desligamento eletrônico da bomba de combustível por contato elétrico, os materiais são, uma bomba de combustível de moto, alimentada por uma bateria 12 V e um relé de desativação da bomba, como apresentado no esquema:

Imagem

Gostaríamos de ter uma pré aprovação do sistema ou uma indicação caso ele não seja aceito.
Anexos
Esquema sistema de abastecimento.png
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FabricioAxel
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Re: Sistema de reabastecimento

Mensagem por FabricioAxel » Seg Jul 13, 2020 2:57 pm

(Não sou da comissão técnica, mas já atuei como Engenheiro na inspeção de abastecimento/motor)

Vamos a norma:

B10.7.4.1 Um sistema de reabastecimento que não permita vazamento ou derramamento de combustível deve ser adquirido ou desenvolvido e deve ser utilizado em todos os reabastecimentos.
B10.7.4.2 O sistema de reabastecimento deve parar automaticamente o fluxo de combustível, sem intervenção do operador, antes que haja derramamento de combustível.
B10.7.4.3 O procedimento de reabastecimento, incluindo manuseio do extintor de incêndio, deve ser realizado por não mais do que duas pessoas além do piloto.
B10.7.4.4 O funcionamento adequado do sistema deve ser demonstrado durante a Inspeção de Conformidade de Técnica e Segurança. Essa demonstração deve ser feita utilizando apenas água.

Ao meu entendimento, não há restrições de incorporar ao projeto sistema elétrico. Contudo, ele deve ser devidamente testado e validado, além de totalmente isolado e atender aos requisitos acima. Sugiro até pensar em alguma alternativa caso o sistema falhe (análise de falha, plano de manutenção e vida útil) e apresentar juntamente com o sistema elétrico do carro.

Contudo atente-se, retornamos a norma:

Além de possível re-check durante a inspeção de segurança (lembra-se que testa-se com água, portanto o sistema deve identificar também), durante enduro há penalidade de derramamento de combustível durante reabastecimento; 1º vez (5 pontos); 2º vez DQ - Desclassificação do restante da prova).

Portanto, façam um sistema confiável e TESTEM BASTANTE!
Abraço pessoal!
Grande Abraço!

Fabricio Axel Crestani
Engenheiro de Pós-Vendas
Implementos Agrícolas JAN

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